segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Enem e outros vestibulares, como me preparar?

| |

Hello ~ 

Como alguns devem saber, ou devem ter percebido, o meu blog é pra postar coisas do meu dia a dia, mas não é só um diário, é também um acervo de links e outras coisas que gosto e algumas que não gosto. 
Esse ano vou para o segundo ano do ensino médio, e desde o primeiro já estou sendo bem bombardeada com perguntas "O que quer fazer quando se formar?" "Já escolheu a faculdade que quer?" e etc, então quando eu vou pesquisar sobre isso é como se eu levasse um soco na cara. 
É muito difícil entrar em uma federal, principalmente o curso que eu quero, mas nada impossível! Agradeço por não querer o curso de Medicina, misericórdia! Mas caso alguém queira, se esforçando um pouco a mais é possível SHAUHSA

Eu ia desabafar com vocês, pois acho muito injusto, não o fato de ser longa e cansativa, pois pelo menos isso é igual para todos, mas o fato das escolas públicas serem muito ruins e não te prepararem para a prova, nem no básico, geralmente você teria que aprender todo o conteúdo que iria cair e para o vestibular você precisaria revisar e aperfeiçoar esse conteúdo, só que na realidade, realidade você não aprende na escola que é horrível e você precisar procurar o conteúdo sozinho, isso daria um textão, e não iria resolver nada, na verdade eu já escrevi aqui no post, mas depois apaguei e fiz aqui esse mini-resumo.
Mas por esses motivos citados acima acho legal ver antecipadamente o que vai cair no vestibular, então você pode listar os conteúdos que já aprendeu e ver o que não aprendeu para aprender, principalmente se for de anos anteriores, então você tem um tempão para aperfeiçoar depois.
Além disso, você também pode conseguir o hábito de estudar todos os dias antes do ano que você precisa prestar o vestibular, pois para mim pelo menos, acho muito difícil, sou uma pessoa que procastina e tem preguiça demais e menos de um ano para ter esse hábito e ainda aperfeiçoar o conteúdo é muito pouco para mim, então, caso tenha se interessado Keep Reading!

Você precisa fazer um roteiro e cronograma de estudos. 
É aquele básico que todo mundo já ouviu, colocar um tempo e estudar nele, e depois ir aumentando. Coloque um tempo pequeno pois não adianta colocar um grande que você não vai se acostumar fácil e vai acabar achando chato. Chato é sim, mas se você conseguir ir aumentando aos poucos, você vai se acostumar e vai deixar de achar chato.
Depois que você escolher um tempo, pegue os editais de vestibulares que você quer fazer e coloque todos os assuntos em uma lista, veja os que você já aprendeu e tem dificuldade neles, ou os de anos anteriores que você não aprendeu. Se não consegue aprender, por simplesmente não conseguir, faça exercícios, tudo se aprende com prática, quanto mais você prática melhor fica.

Estude determinado assunto até que você tenha lido ele, feito um resumo, resolvido exercícios, e com zero dúvidas.

Depois de ter se acostumado a estudar nesse tempo que você escolheu, recomendo fazer no excel ou qualquer outro programa uma tabela com horários e etc, para você se organizar melhor.
Quando for fazer o que vai estudar, não tente colocar uma coisa exata para cada dia, pois você pode se atrapalhar e não conseguir fazer, então divida os estudos por dia da semana, pelo pesa da matéria ou por matéria que você tem facilidade.

Se você tiver um tempo longo de estudo, dê pausas de 5min até 10min quando cansar ou estiver com fome.

Se você ainda estuda...
Se você ainda estuda, você tem que ter tudo em dia. Matéria dada, é matéria estudada em casa e no dia em que foi dada. Deixe um horário para estudar e fazer exercícios do que aprendeu no dia e outro para fazer tarefas e trabalhos e mais outro para estudar o que você precisa estudar.

É complicado, muita coisa, mas você pode separar por exemplo trabalhos no fim de semana, e etc. Sempre há um jeito, não invente desculpas ou algo do tipo, pois você vai acabar se dando mal. 
Se você não estuda, é pode aumentar o tempo estudando o que está no cronograma, ou fazendo outra coisa de interesse.

Vocês sabiam? Quando se estuda idiomas, palavras aprendidas são facilmente esquecidas, mas se repetidas pelo menos em uma semana, você consegue decorar por mais tempo, mas sempre revise quando puder. Ta aí, uma dica caso a matéria for de decoreba.

Faça simulados e simule o dia das provas.
Faça simulados online para saber quanto precisa para a nota de corte ou algo do tipo, assim você tem noção do que precisa melhorar para alcançar.
Simule também os dias da prova para você se acostumar com o tempo estimado e com a série de sensações que temos quando estamos fazendo uma prova de longa duração e que uma série de coisas depende dela.
Não precisa colocar no cronograma, você pode fazer duas vezes por mês em fins de semana, feriados ou coisas do tipo.


Redações...
"Tudo se aprende com prática, quanto mais você prática melhor fica.", veja jornais e coisas do tipo para saber as atualidades e se proponha a escrever redações sobre.
Entre em grupos de estudos e peçam para que outros corrijam a sua redação, ou se reuna com amigos e corrijam entre si, quanto mais redações você fizer, corrigindo os erros anteriores cada vez mais, a chance de você tirar uma boa nota aumenta, até porque né, você está corrigindo os erros e melhorando.
Quanto mais redações você fizer, melhor. Recomendo também fazer redações dos assuntos que você estiver estudando.

Com tanto estudo, vai ser um pouco difícil ter tempo livre além do tempo que você estipular no seu cronograma, mas caso você tenha pense em fazer uma redação, pode ser cansativo, chato, mas você precisa e talvez nem ocupe todo o tempo que você tem livre.

O que fazer com computador e celular? Pode deixar para pesquisar coisas para estudar?
Computador e celular sempre estiveram por perto de mim quando eu estudo, pois eu achava que era tudo bem, já que precisava deles para pesquisar algo quando precisasse e tivsse dúvida. Acontece que na verdade não pode. Eles vão tirar a sua atenção sim.

Se o problema for isso mesmo, você tem uma parte para estudar a teoria(que até exercícios matemáticos tem, se for pouco, pegue exemplos e vá vendo até tirar todas as dúvidas sobre eles também!) e foque somente nela, respondendo perguntas sobre e etc. Até não ter nenhuma dúvida, depois faça os exercícios, se quiser usar calculadora, use, mas não do celular.
 Depois pegue os exercícios e resolva, dúvidas e etc, anote e passe para o próximo, vá indo. Caso você não tenha conseguido resolver poucos ou nenhum, ou é preguiça, ou você não estudou a teoria direito.

O que fazer quando você não consegue resolver um exercício? 
Envolvendo lógica ou interpretação, acho que todos passam uma vez na vida por aquele exercício que você não consegue resolver de jeito nenhum, então você vai, olha como fazer, entende, e chega no próximo, se muda uma coisinha só você já não consegue resolver novamente.

Problema de lógica, envolve de interpretação de qualquer forma, é aquilo que todo mundo fala mas não ajuda nada, ler até entender. Que entender você precisa, é fato, mas ficar lendo aquilo mil vezes não ajuda nada.

  • Leia, conheça e se aprofunde na teoria. Saiba dela muito bem, decore tudo, até que entenda ela muito bem, as equações, para que serve cada parte, em que caso usar qual e etc. 
  • Anote o que o exercício pede, identificando a pergunta, se ele pedir várias coisas, veja os dados e se tiver faltando algo, pense o que fazer para conseguir achar esse dado.
  • Anote os dados da questão, com o nome que você geralmente usa. Faça desenhos, esquemas, que vão se encaixando ao enunciado até dar certo. 
  • Confira as unidades de medida, para ver se estão certas, para isso você precisa ter decorado a parte teórica. Se estiver tudo certo, ok, mas se não estiver, passe todos para facilitar seu trabalho.
  • Se acostume a resolver.
Você mesmo pode dividir o exercício em partes e ir respondendo essas questões, por exemplo, O que o exercício pede? E escrever, Dados? Unidades de medidas estão certas? Então, resolva, e quando estiver resolvendo, caso preciso, se pergunte que esquação é precisa para conseguir tal dado. 
Com o tempo você vai se acostumando e resolvendo bem mais rápido.

Caso seja algo escrito, sobre argumentar, coisas filosóficas e etc, procure ler bastante sobre e fazer perguntas sobre a leitura, sobre pontos importantes. Na redação por exemplo isso para mim é algo muito dificil, o argumento e a introdução. Por exemplo: Como falar que o argumento preconceituoso de uma pessoa, que segundo ela é uma "opinião" e todos tem direito de ter, que está errado? 
Isso entra na parte de filosofia e é um pouco complicado sim, por isso é preciso ler bastante e estudar sobre. 

Para fazer esse post, é claro, estou começando agora com isso e tive que pesquisar, as páginas que li e tirei isso de conclusão foram: Vestiblr e esse do mesmo lugar também e Estuda, Girl!
Achei também nesses sites posts com links interessantes e que podem te ajudar:

É claro, procurando você pode encontrar mais sites também.  O post ficou enorme até, mas nem percebi, foi um pouco legal fazer ele. 
Espero que ajude quem precisa, e que eu me ajude também e pare com essa preguiça e procastinação lascada. É isso, até o próximo post o/// 

10 comentários:

  1. Yooo querida ^^
    Uhuuu utilidade publica! Adorei todas as dicas e os links do final, e mesmo eu já tendo prestado vestibular, elas também são úteis para a vida acadêmica em geral.
    Eu nunca fui muito organizada, e isso me atrapalhou demais, se eu pudesse voltar no tempo faria um cronograma ou algo assim sem dúvida. E também não teria evitado tanto as materias que eu era ruim no E.M (vulgo matemática e física).
    Uma coisa que me ajudou bastante foi o conteúdo gratuito da internet, como apostilas e video-aulas, pois além de ajudarem quem não tem dinheiro para cursinhos e etc, são de ótima qualidade.
    Fora isso, também é muito importante fazer um pouco de atividades físicas, assistir filmes ou documentários sobre o assunto, se alimentar bem e fazer pequenas pausas durante a maratona de estudos :)
    Kissus ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi! 'u'
      Que bom, eu achei eles muito bons também, estava pensando em começar já, porém o problema ainda continua sendo a preguiça e a procastinação.
      Sério? ;u; Parece que a maioria aqui já concluiu essa parte mesmo x.x
      Entendo, também tenho esse problema, eu evito bastante física que tem exercícios um pouco difícil e eu na maioria das vezes não consigo fazer sem alguma ajuda :c Mas vou seguir essas dicas e espero me sair melhor...
      Ok, obrigada pela dica! Filmes e documentários eu até vejo, mas atividade física é mais difícil de eu fazer do que estudar ;u;

      Excluir
  2. Ooe Sara >///<

    Eu já estou na faculdade, então vou contar um pouco da minha experiência. Tipo, no Ensino Médio eu estudava exaustivamente, enquanto me estressava com toda aquela carga de terceiro ano. Resultado? Eu cochilei horrores no vestibular e no enem também, minhas notas foram ruins e eu fiquei em choque.

    No ano seguinte, em 2015, eu fiz cursinho pré-vestibular. O lado bom: toda e qualquer dúvida que me surgia eu podia tirar com os professores, além de que, eles ajudavam a organizar os estudos e ficava muito fácil. O lado ruim: eu passava mais tempo no cursinho do que em casa, então, não era a mesma coisa de estar na escrivaninha do meu quarto pensando com os meus botões, e às vezes eu me irritava pela quantidade de pessoas e porque nem sempre os professores podiam me dar a atenção que eu precisava. Por causa disso, eu comecei a faltar as aulas e também fiquei bastante estressada, comia pouco, dormia muito. Até que eu me recompus, depois da minha mãe me dar um chacoalho, e eu comecei a me dedicar aos estudos só que sem arrancar o lazer da minha vida, e a dormir bem também. Isso fez eu ir bem na prova do vestibular e do enem, mesmo num curso da área de exatas que costuma focar nos pontos daquelas perguntas terríveis de lógica.

    Então eu concordo que é necessário se organizar com horários pra estudar, só que sem esquecer daquele tempo pra dormir, aquela brecha pra fazer algo que tu goste nem que essas brechas sejam só no fim de semana, sabe?

    Eu diria que é sucesso se tu conseguir estudar sem ficar doente, só com o objetivo de se sair bem nas provas. E não tem nada melhor do que estudar sozinho, sério, eu usava um site pra estudar em casa, Geekie Games, e me ajudou bastante, e acho que meu estudo funcionou muito mais por eu pegar no trampo em casa. Eu adorei essas dicas, se eu pudesse, lia esse post pro meu eu do passado aeudauhed

    Abri meu novo blog, se chama Uchuu Shoujo, agora vai dar certo aeudhde~
    Até mais >///<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Yuunie!!
      Sério? OMG ;UUU; Eu fico com medo de isso acontecer comigo também, pode parecer preguiça(pois eu tenho mesmo), mas faço o E.M junto com o curso técnico de tarde, e acaba não sobrando muito tempo, mas como sou obrigada a estudar, acho que isso vai acabar acontecendo ;u;
      Sei sim, concordo com você! Eu iria tentar deixar essas coisas para o fim de semana, irei fazer um cursinho público que tem aqui, e ver como me adapto a escola+curso técnico+cursinho...

      Acabo de entrar nesse site e é bem legal mesmo, tem as matérias do enem e você não precisa ficar procurando as coisas, obrigada pelas dicas!
      Ficou muito lindo! Boa sorte com ele, até o//

      Excluir
  3. Olá Sara, tudo bem?

    Estou no primeiro ano, mas ainda estou de férias. Eu me considero uma aluna mediana. Faço tudo nos três primeiros bimestres e no último faço vários nadas mesmo, especialmente em matemática, que sou horrível.

    Celular e computador podem ser muito úteis na hora de tirar dúvidas, mas só se você tiver um foco imbatível, o que não é meu caso dfjkjfd.

    Confesso que estou com medinho do segundo grau, mas vou tentar me esforçar mais e colocar suas dicas em prática. E até agora não tive matérias como física, química, biologia, filosofia e sociologia. Acredito que filosofia deve ser interessante. É bom gostar de uma matéria, tudo fica mais fácil e simples quando vocês gosta do que faz e se interessa a respeito :3

    O que eu tenho em mente para me especializar são, no momento, letras ou psicologia. Mas veremos, isso ainda pode mudar ou não.

    Beijos ~
    Bad Angel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim, e com você?
      Eu nunca fiz isso, já quis, mas agora não dá tempo ;uu;
      Comigo também, por isso coloquei sobre deixar longe pois sei que pelo menos para mim, não dá certo.
      Não querendo te desanimar, mas é horrivel, a maioria dos professores só brisa e tem uma parte de lógica em filosofia que é bem difícil, ai chega na prova eles dão sem dó várias perguntas e cobram essa lógica, mas se você pegar um professor bom, tudo bem acho.. Boa sorte!
      Fica sim, mas também é triste quando vc gosta mas mesmo assim é ruim...

      Excluir
  4. Ooi
    Nem me fale em ENEM e vestibular, já estou no terceiro e estou muito preocupada, porem eu não pretendo entrar na faculdade ano que vem, vou esperar mais um pouquinho, tem muito outros cursos que pretendo fazer e que iram me ajudar muito na profissão que eu escolhi, bom, pelo menos eu estou pensando em fazer game designer, mas caso eu mude de ideia, pretendo ficar ainda na área de informática e os cursos não terão sido "a toa".
    Eu estudo em escola publica, de fato você não consegue aprender tudo que é preciso na escola, mas eu até acho minha escola boa, os professores já começaram a preparar a gente para o vestibular desde o primeiro ano, e agora no terceiro eles vão pegar mais pesado ainda. Porém é necessário estudar por conta também, tenho que pegar esse habito que não tenho Haushaus' Mas acredito que vai dar tudo certo, eu até que aprendo bem rápido, meu problema mesmo é com as matérias de humanas.
    Foco, fé e força, a gente consegue HAushau'
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Rafah chan!
      HSAUHS Imagino, eu estou no segundo e também estou preocupada pois tenho o E.M junto com curso técnico, o que deixa pouco tempo pra eu estudar e quando chega no terceiro, ainda tenho TCC para entregar!
      Entendo, eu faço curso técnico de informática, e não me arrependo nadinha, você aprende várias linguagens de programação, aprende também sobre a história de computadores e etc, e a parte de hardware(desmontar e montar e essas coisas). Já fiz um curso de designer gráfico também, e não recomendo, afinal eles usam programas que as vezes nem são tão bons, o legal é você mesma ir atrás de tutoriais na internet e se acostumar com o que achar melhor, e após isso fazer o curso, para aprender só a parte do que você precisa fazer no minimo para um jogo, além disso, um curso de informática ajuda, já que você precisa de um PC bom, pois dá um super trabalho e exige programas pesados, a habilidade de poder desenhar também...
      Que bom, se eu tivesse na minha escola passada com certeza teria problemas, é muito horrível, acho que eles preparam para o enem também, mas meio que tem vários fatores que atrasam e tal, e deixa tudo bem ruim.
      SHAUS Ainda bem, também não gosto delas >: Sim! Boa sorte, e me conte sua experiência depois :3

      Excluir
  5. Oi Sara!

    Eu já acabei o ensino médio há três anos e estava estudando sozinha enquanto me decidia o que iria fazer de faculdade, nesses anos eu notei que tinha muita dificuldade para estudar sozinha de verdade, aí eu fui em busca de algo que pudesse me auxiliar, achei na internet vários sites super legais entre eles: Novi e o Khan Academy ambos os sites ajudam bastante, não só para o enem, mas para matérias separadas se você precisa de uma ajuda extra com matérias escolares. ♥

    Tinha um terceiro site que eu não estou lembrando no momento, mas assim que lembrar eu vou trazer o link dele aqui, mas estes dois que eu citei acima eram os meus preferidos. :3

    Beijinhos!

    Yuurei Neko
    Neko Party

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O pessoal aqui falou bastante disso, to pensando em rever isso de estudar "normal" xD Obrigada pelas dicas, o Khan academy eu conhecia 'u' Ele é muito bom... Pena que os conteúdos não estão totalmente traduzidos!
      Ok, obrigada!

      Excluir